O Reino de Deus está em mim e em você.

"Por mais estranho que possa parecer, cada igreja, como Igreja, sempre foi e não pode deixar de ser uma instituição, não só alheia, mas até diretamente oposta à doutrina de Cristo. Não foi sem motivo que Voltaire a chamou de infame.
Não é sem motivo que todas, ou quase todas as pretensas seitas cristãs, reconheceram e reconhecem a igreja na grande pecadora profetizada no Apocalipse. Não é sem motivo que a história da igreja é a história das maiores crueldades e dos piores erros.”

“As igrejas, como igrejas, não são instituições que têm por base um princípio cristão, ainda que um tanto desviado do caminho certo, como pensa um grande número de pessoas. As igrejas, como sociedades afirmadoras de sua infalibilidade, são instituições anticristãs.


Não só nada existe em comum entre as igrejas e o cristianismo, exceto o nome, como seus princípios são absolutamente opostos e hostis. As primeiras representam o orgulho, a violência, a sanção arbitrária, a imobilidade e a morte; o outro representa a humildade, a penitência, a submissão, o movimento e a vida.”

“Não se pode servir ao mesmo tempo a estes dois senhores: é preciso escolher um ou outro”.
...Ou Cristo ou o cristianismo.
 O Reino de Deus está em Vós [p. 43] - Leon Tolstoi, (1893).

2 comentários:

  1. Jesus disse, Pedro tu es Pedra e em ti edificarei a minha ''Igreja'', igreja não salva, mais devemos ter uma Religião, e um templo onde possamos Orar.

    ResponderExcluir
  2. Jesus disse, Pedro tu es Pedra e em ti edificarei a minha ''Igreja'', igreja não salva, mais devemos ter uma Religião, e um templo onde possamos Orar.

    ResponderExcluir