O Orgulho e a sua Prisão

O orgulho é prisão para nós. Não nos favorece em nada. O demônio nos engana querendo implantar nas sociedades valores que afirmam que é o orgulho é positivo. Frases como "Não pise no meu calo", "Sou bom, mas quando é pra ser ruim, sai de perto", "Eu sou bom como amigo, mas como inimigo sou terrível", "Sou calmo, mas quando mexem comigo, viro bicho" são ditados populares que muitas vezes absorvemos, são posturas que muitas vezes internalizamos. Parece que é bom ser orgulhoso. Parece que é bonito ter o temperamento forte. Parece que é bom ser agressivo. Caríssimos, isso é o que o demônio quer implantar na nossa cabeça. É o demônio quem é odioso, é o demônio quem é orgulhoso, é o demônio quem é vingativo, é o demônio quem é irado, raivoso, é o demônio o mestre do rancor. Jesus é Manso e Humilde de coração (cf. Mt 11, 29). Para se vivenciar a santidade, é importante renunciarmos ao ódio e ao orgulho e abraçarmos o Espírito Santo, que é um Espírito de Humildade.

Às vezes pensamos que se não adotarmos uma postura de auto-defesa, uma postura orgulhosa, não estamos nos protegendo, mas nos expondo ao perigo. Enganamo-nos grandemente ao pensar assim, porque o ódio e a mágoa corroem o coração. Faz muito mal fisica, psicologica e espiritualmente guardar rancor. Muitos cânceres tem as mágoas em sua origem. A causa das mais variadas doenças e dificuldades, como depressão, tristezas e ansiedades, etc. muitas vezes são as mágoas. Faz algum bem guardar esse lixo no coração? O rancor barra a graça de Deus em nossas vidas também. Enfim, é uma pedra em nosso coração. Já o perdão é uma explosão da Graça de Deus em nosso coração. Uma explosão que quebra as pedras. Jesus quer que perdoemos de todo o coração. E para nosso próprio bem.

Quando nós perdoamos Deus nos dá a Vitória sobre as situações. E, se Ele nos dá a Vitória, nós, então, de fato vencemos.

Muitas vezes, ficamos com vontade de justiça quando somos injustiçados. Shakespeare disse que "guardar rancor é tomar veneno e esperar que o outro morra". Porque quem morre é você. Quem morre é quem guarda o rancor, pois é essa pessoa que está tomando o veneno. A JUSTIÇA PERTENCE A DEUS, caríssimos. Veja esse versículo bíblico:

"Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor (Dt 32,35)." [Rm 12, 19]. É Deus quem deve fazer a Justiça, é Deus quem deve punir. Pois Ele é Misericordioso e Justo. É Misericórdia, mas também é Justiça. E Ele é Santo e Bom em tudo, até em Sua Santa Justiça. Se Ele não fosse como é, exatamente como é, 100% Justiça e 100% Misericórdia, Ele não seria Deus e não seria perfeito.

O que ocorre é que, por vezes, queremos fazer a justiça com nossas próprias mãos. Mãos que foram feitas para amar, para fazer o bem. Pode ficar tranquilo que a recompensa virá pra quem lhe fez um mal, mais cedo ou mais tarde. Porque tudo que o homem faz, ele colhe. Mas saiba que a recompensa também vem pra você: TODOS NÓS recebemos a devida recompensa por TUDO de bom e de ruim que fizemos. O problema é que, ao fazer a justiça com nossas próprias mãos, nós pecamos. Deus não quer que nos vinguemos. Deus quer que perdoemos. A Justiça pertence a Ele. Mas não fique desejando que a pessoa colha a justiça de Deus, nem fique torcendo pra ela se dar mal. Perdoe, entregue essa ferida e essa mágoa a Jesus e peça pra Ele mudar seus sentimentos em relação a tal pessoa. O perdão é um ato da vontade. Mesmo que você esteja sentindo raiva daquela pessoa, ao fazer o bem a ela, você está perdoando, pelo menos a nível de ação. Mas é importante perdoar também a nível de sentimentos, para que seu coração fique leve. Claro que, dependendo do mal que a pessoa lhe fez, você pode não confiar mais nela. Mas você deve perdoá-la, sempre. Confiar é diferente de perdoar. Confio em alguém que sei que posso contar, em alguém que posso me apoiar, em alguém que é digno de crédito pra mim. Não confio em alguém que não merece minha confiança. Por exemplo: se eu contar um segredo íntimo pra alguém e essa pessoa "espalhar" meu segredo, ela está, além de me ferindo, traindo minha confiança. Eu a perdôo, mas não quero mais contar nenhum segredo pra um fofoqueiro que divulgará de novo minhas confidências. Neste caso, eu perdoei a pessoa, mas não tenho mais confiança nela. (O processo de restauração da confiança é algo complexo e exige mudança de quem errou. Se a pessoa mudar pra melhor, talvez seja bom dar uma nova chance.) Mas é muito importante termos um coração perdoador e humilde. Para a paz começar no mundo de fora, a guerra precisa cessar no meu coração. Peça a Deus um coração perdoador, manso e humilde como era, e é, o Coração de Jesus. Assim somos muito mais felizes, mais leves, mais livres. O orgulho é uma prisão que nos acorrenta e nos impede de voar. O demônio foi quem inventou o orgulho. O perdão é a chave que nos livra das algemas do rancor e do ressentimento, e nos faz novamente pássaros livres, e nos permite alçar o vôo livre dos filhos de Deus. Um coração humilde e santo não precisa de elogios, não precisa nem do amor dos outros, pois já é alimentado pela Fonte do Amor: O Sagrado Coração de Jesus.
Quem perdoa vê que vale a pena perdoar e vê como estava perdendo tempo guardando o ódio e a mágoa. Só com a oração é possível perdoar. Reze, peça a Deus a graça, peça a Ele pra limpar seu coração dessa mágoa, pra curar essa ferida e pra te dar o dom de perdoar.
Quem é humilde vê como é bom ser humilde e como estava perdendo tempo sendo orgulhoso. Só com a oração é possível ser humlde. Peça a Deus essa graça: a humildade e a mansidão de coração.
Olhe pra Jesus e Maria: Eles foram, e são, mansos e humildes de coração e venceram: estão agora no Céu, com toda a glória que lhes é devida. Olhe para o demônio: ele foi orgulhoso de coração e está agora no inferno, com toda a dor e tormento que lhe são devidos. É feliz quem é humilde. O orgulhoso não pode ser feliz, pois não parece com a Felicidade em Pessoa, que é o Senhor Jesus.
Deus é Humilde. O demônio é orgulhoso. A quem você quer imitar? Com quem você quer parecer? A decisão é sua.

Um comentário:

  1. O orgulho não nos traz nada e ainda enfraquece o espirito e torna nosso coração pobre e fraco. Por isso devemos todos os dias pedir a Deus sabedoria e força pra continuar o caminho da vida, alcançando a paz e o perdão!

    ResponderExcluir